14/03

O maior jantar do mundo, dia 21 de março: Good France 2018

Bon Appétit!

Pelo quarto ano consecutivo, o Goût de/Good France, verdadeiro elo de ligação entre os chefs de todo o mundo, celebra alegremente a vitalidade da cozinha francesa. Nesta quarta edição, são mais de 150 embaixadas de França no estrangeiro e 3300 restaurantes que participam no evento, incluindo 1300 em França. Todos os Chefs irão propor, no mesmo dia, quarta-feira, 21 de Março de 2018, menus “à francesa”. Este evento único no mundo, organizado por iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, contribui para a divulgação da cozinha francesa nos 5 continentes e em mais de 150 países.

Retomando a ideia dos “jantares de Epicuro” de Auguste Escoffier em 1912, o Goût de/Good France mobiliza os chefs de todo o mundo e as embaixadas para servirem, no mesmo dia, jantares “à francesa” em diferentes cidades do mundo.

Alain Ducasse foi, com o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, o fundador deste evento. O Goût de France/Good France inscreve-se, assim, no espírito desta ideia reunificadora com o desejo de associar todas as categorias de restaurantes, nos quatro cantos do mundo. A primeira edição deste evento internacional teve lugar em 2015, no seguimento da inscrição da gastronomia francesa no patrimônio imaterial da UNESCO. Assim, a cada 21 de Março, os restauradores participantes proporcionam aos seus convidados a experiência da arte de viver à francesa e prestam homenagem à sua capacidade de inovação e aos valores que ela transmite: partilha, prazer, respeito pelo “bem comer”, pelos seus contemporâneos e pelo planeta.

O Menu “Goût de France” 2018 do Au Bon Vivant

Na quarta-feira do dia 21, funcionaremos exclusivamente com este menu degustação de 5 tempos a seguir. O preço será de R$ 160,00 por pessoa, mais 10% opcional de serviço (reserva indispensável no 3227-7764).

Oferecemos também, para quem quiser harmonizar, uma seleção de 5 taças de vinhos franceses de 90 ml, combinando com cada tempo, por um preço de R$ 65,00 por pessoa, mais 10% opcional de serviço. Mas vale lembrar que a nossa casa possui mais de 40 opções de vinho em taça e que cada um poderá escolher sua própria maneira de harmonizar!

Amuse Bouche: Trio de blinis

Blinis noir,  brandade de morue et olives noires – Blinis de betteraves, fromage de chèvre, huile de noisette et ciboulette – Blinis de sarrasin, crème de ricotta, pomme verte et saumon Gravlax.

Blinis negro com brandade de bacalhau e azeitona preta; blinis de beterraba com queijo de cabra, azeite de avelãs e ciboulette; blinis de sarraceno com creme de ricotta, maçã verde e salmão Gravlax.

Entrée – Entrada

Mille-feuilles de légumes provençaux grillés, tomates séchées, pesto et tuiles de parmesan.

Mil-folhas de legumes provençais grelhados, tomate seco, pesto e tuiles de parmesão.

Primeiro prato

Riz noir au citron jaune, fruits de mer et sauce Bisque, tuile d´algues.

Arroz negro ao toque de limão siciliano, frutos do mar, molho Bisque e tuile de algas.

Segundo prato

Confit de porc à la sauce d´uvaia, socca niçoise (crèpe aux pois-chiches), purée de potiron, beurre de sauge et crème de « Taioba ».

Confit de mignon e papada suínos ao molho de uvaia, “socca niçoise” (crepe de grão de bico) com purê de abobora, manteiga de sálvia e creme de taioba.

Dessert – Sobremesa

Terrine glacée de noix de coco et mangue, coulis de fruits de la passion, crumble de chocolat blanc et noix de cajou.

Terrine gelada de coco e manga ubá, coulis de maracujá, crumble de chocolate branco e castanha de caju.

Os vinhos sugeridos para a nossa proposta promocional de harmonização são:

Amuse-Bouche: Chateau Robin Saint-Denis 2015 (Bordeaux – branco), sauvignon blanc e semillon

Entrada: Cuvée de l´Oratoire 2014 (Côtes de Provence – rosé), cinsault, grenache e syrah

Primeiro Prato: Domaine Tétaud 2015 (Côtes de Gascogne – branco), sauvignon blanc

Segundo Prato: Château de Cabezac 2015 (Minervois – tinto), grenache, syrah, carignan

Sobremesa: Cuvée Lilou 2011 (Côtes du Rhône – branco doce), roussanne, marsanne

Para quem quiser saber mais a respeito dos restaurantes participantes no Brasil e nu mundo, acesse: http://restaurateurs.goodfrance.com/en/participating-restaurants

 

Comentários (1)

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Maria Zilda Cury disse:

    Gostaria de fazer reserva para duas pessoas, para O maior jantar do mundo.

TAGS

Amuse Bouche - Au Bon Vivant - bolinho francês - bordeaux - cannelé - Cardápio novo - carne de rã - Chef - culinária - culinária francesa - entender os rótulos dos vinhos franceses - ervas - Ervas Dei Falci - escargot - foie gras - gastronomia francesa - harmonização - novo cardápio - - receita - receita de steak tartare - Silvana Watel - sopa de cebola - sopa de cebola francesa - sopa de cebola original - steak tartare - Taça de vinho - terroir - trufas - Vinho - vinho tinto com peixe - vinhos - vinhos franceses

Posts relacionados

Como chegar